CERTIFICADORA – ABIO

ABIO – Associação de Agricultores Biológicos

A Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (ABIO) foi criada em 1985, a partir da primeira feira de produtos orgânicos do Brasil, a de Nova Friburgo.

Através do Sistema Participativo de Garantia, SPG ABIO, controla a qualidade orgânica da produção de 131 associados, organizados em onze Grupos: Nova Friburgo, Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Teresópolis, Petrópolis, Seropédica, São José do Vale do Rio Preto, Rio da Prata, Valença e Rio Urbano, fortalecendo sua organização e o aperfeiçoamento agroecológico de suas unidades produtivas mediante assessoramento técnico.

A ABIO entende que o acesso aos alimentos de qualidade é um direito de todos. Por isso, tem como uma de suas prioridades criar meios para aproximar produtores e consumidores, particularmente nas feiras orgânicas e nos mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a alimentação escolar. Busca incorporar os princípios da economia solidária e do comércio justo. 

A ABIO é responsável, juntamente com a Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário (SEDES) da Prefeitura do Rio de Janeiro, pelo Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, no qual estes pequenos agricultores entram em contato direto com o consumidor e podem, assim, comercializar diretamente sua produção, sem intermediários. São as Feiras Orgânicas do Bairro Peixoto, Leblon, Ipanema, Jardim Botânico e a tradicional Feira Orgânica e Cultural da Glória.

Endereço: Rua Dr. Julio Otoni, 357 Apt. 01 - Santa Teresa, 20241-400 -Rio de Janeiro – RJ
Tel: (21) 2625-6379
E-mail: abio@abio.org.br
Site:
www.abio.org.br

______________________________________________________________________________________________________________

<< voltar